Alunos: Ronaldo da Silva Carvalho
de Aguiar Ra:4.997.025.997
Reinaldo Rodrigo Tavares de Lima
Ra:6655392215
Informática
na escola
O termo "Informática na escola" significa a
inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares
de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da
disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do
computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de
ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina
curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o
aluno e, portanto, para reforçar o processo tradicional de ensino, quanto para
criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de
ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador.
O computador pode ser usado na educação como máquina de
ensinar ou como máquina para ser ensinada. O uso do computador como máquina de
ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto
de vista pedagógico. Alguém implementa no computador uma série de informações e
essas informações são passadas aos alunos na forma de um tutorial, exercício-e-prática
ou jogo. Além disso, esses sistemas podem fazer perguntas e receber respostas
no sentido de verificar se a informação foi retida. Essas características são
bastante desejadas em um sistema já que a tarefa de administrar o processo de
ensino pode ser executada pelo computador, livrando o professor da tarefa de
correção de provas e exercícios.
Embora, nesse caso o paradigma pedagógico ainda seja o
instrucionista, esse uso do computador tem sido caracterizado, erroneamente,
como construtivista, no sentido piagetiano, ou seja, para propiciar a
construção do conhecimento na "cabeça" do aluno. Como se o
conhecimento fosse construído por meio de tijolos (informação) que devem ser
justapostos e sobrepostos na construção de uma parede.
Entretanto, na minha opinião, o que contribui para a
diferença entre essas duas maneiras de construir o conhecimento é a presença do
computador - o fato de o aprendiz estar construindo algo usando o computador
(computador como máquina para ser ensinada). Nesse caso, o computador requer
certas ações que são bastante efetivas no processo de construção do
conhecimento.
Entretanto, o processo de descrever, refletir e depurar não
acontece simplesmente colocando o aluno em frente ao computador. A interação
aluno-computador precisa ser mediada por um profissional que conhece os
potenciais do computador, tanto do ponto de vista computacional, quanto do
pedagógico e do psicológico. Esse é o papel do professor ou agente de
aprendizagem. Além disso, o aluno como um ser social, está inserido em um
ambiente social que é constituído, localmente, pelos seus colegas e,
globalmente, pelos pais, amigos e mesmo a sua comunidade. O aluno pode usar
todos esses elementos sociais como fonte de idéias, de conhecimento ou de
problemas a serem resolvidos por intermédio do uso do computador.
O ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição que
se estabelece na programação também acontece quando o aluno usa o computador
para criar um texto usando um processador de texto, quando utiliza o computador
para desenvolver uma multimídia por meio de um software de autoria, ou mesmo
uma planilha ou criar um banco de dados. Ou seja, esse ciclo acontece sempre
que o aluno interage com o computador usando software abertos onde é o aluno
que transmite informação para a máquina e não a máquina para o aluno.
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