sábado, 6 de abril de 2013
Reflexões sobre a informática na escola
Apresentação
Aqui estão reunidos cinco artigos, que, se não foram publicados
em algum periódico, foram apresentados em alguma palestra,
congresso ou seminário.
O que motiva essa publicação é a reunião deles em um volume
só, o que se justifica pelo fato de todos tratarem do mesmo
tema: informática na escola, sobretudo na aula de português.
Pode ser, por causa disso, que você encontre algumas idéias em
mais de um texto, o que poderia ser considerado falta de
criatividade da autora (o que não seria de todo falso), mas que
prefiro entender como formas de ver a mesma coisa sob
ângulos diferentes.
O primeiro artigo é parte de um capítulo da minha tese de
doutorado intitulada “A leitura em multimídia e a produção de
inferências”. Versa sobre o uso da informática na escola,
apontando controvérsias sobre a influência da multimídia na
aprendizagem, e as contribuições que ela pode trazer para o
contexto escolar. Além disso, aponta alguns princípios básicos
para o desenvolvimento de software educacional. Esse texto foi
publicado pela Revista Presença Pedagógica (mar./abr., 1998).
O segundo, também publicado Revista Presença Pedagógica
(mar./ abr., 1999), é fruto de perguntas que vários professores
me fizeram durante cursos e palestras. Por serem muito
recorrentes, julguei que essas questões estavam presentes no
ambiente escolar, servindo apenas para desestimular o uso da
informática como recurso pedagógico. Nesse texto eu aponto
alguns deveres do professor de português, teço considerações
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